Tudo sobre Jack Russel

12 de dezembro de 2018

Descrição do Jack Russel Terrier

Pelagem

O pelo do Jack Russel Terrier é curto e liso e de cor branca com manchas pretas, castanhas ou com as duas misturadas (bicolor). Existe, ainda, a variação de pelo duro, menos comum no Brasil, mas que se diferencia apenas por essa característica física.

Saiba mais sobre raça

A saúde do Jack Russel Terrier

A energia e a disposição do Jack Russel Terrier fazem dele um cachorro muito saudável. Apesar disso, eles não estão imunes a problemas de saúde. Os cachorros dessa raça podem sofrer com problemas oftalmológicos, tais como deslocamento de retina e catarata, o que vai demandar a atenção específica de médicos veterinários oftalmologistas. A Doença de V Williebrand também pode afetar esses cachorros com certa frequência e gera problemas ligados à coagulação do sangue. Não é incomum que eles sofram também com problemas ligados à epilepsia. Essa questão, no entanto, pode ter diversas origens e ela deve ser investigada antes de iniciar um tratamento. Preste atenção também em dermatites, eczemas e sintomas relacionados a esses problemas de pele, provocados por fungos ou bactérias na pele do animal.

Temperamento do Jack Russel Terrier

O Jack Russel Terrier é um cachorro muito companheiro e sociável, mas de temperamento forte. Ele é energético e não gosta muito de obedecer e nem de ficar parado. Eles adoram brincar, mas são muito teimosos e exigem uma educação coerente e rígida, uma vez que pode ser um pet um pouco dominador. Eles se dão bem com estranhos, crianças e com outros cachorros, mas não são recomendados para quem já tiver outros animais em casa. A socialização é algo fundamental para esses cachorros, que podem ser territorialistas e extremamente protetores. Um jack russel entediado pode ser um grande problema, pois possuem tendência a se tornarem destruidores quando ociosos. É um cão que costuma cavar bastante.

Inteligência e Obediência do Jack Russel Terrier

O Jack Russel Terrier é considerado pela FCI um cachorro inteligente, disposto e super alerta. Por ter surgido como uma raça caçadora de raposas, ela ainda tem as mesmas características que tinha inicialmente. Com isso, esses cães estão sempre preparados para aventuras, brincadeiras, viagens, saídas, passeios e qualquer outra situação que lhe seja proposta. No entanto, essa mesma energia e disposição podem torná-lo um cachorro difícil de treinar, com pouca tendência a obedecer. Para adestrá-lo, é preciso ter muita paciência e persistência, porque a curiosidade e a vontade de explorar vão frequentemente passar por cima de tudo. É preciso ter um método também, para tornar o treinamento mais eficaz. No entanto, a energia nesse aspecto não é necessariamente algo negativo. É preciso saber focar a energia do seu Jack Russel Terrier para ter melhores resultados sempre o incentivando e tentando trazer sua atenção para você.

Expectativa de vida do Jack Russel Terrier

Por ser um cachorro muito energético e disposto, a expectativa de vida do Jack Russel Terrier é de 15 anos. No entanto, caso ele não seja levado para fazer atividades físicas com regularidade, esse número pode abaixar consideravelmente.

Cuidados específicos do Jack Russel Terrier

Visto que Jacks são cachorros muito ativos, é preciso ter muito cuidado com a segurança da casa. Os portões e muros devem ser altos e a casa ou apartamento deve ser bem telados para garantir que ele não saia correndo atrás de carros ou saia para brincar na rua.

Curiosidades do Jack Russel Terrier

Essa raça ficou muito famosa depois da aparição de Milo, o companheiro do Jim Carrey no filme “O Máscara”. O Jack Russel Terrier Clube da América foi criado em 1976. Seu rabo curto não costuma ser cortado, os exemplares da raça já costumam nascer com rabinhos menores do que o habitual. Quando adultos, é comum que o rabo esteja sempre bem ereto.
FONTE PET LOVE
Tudo sobre o Cocker Spaniel AmericanoTudo sobre Pitbull