Como ensinar um cachorro a fazer xixi no quintal?

21 de janeiro de 2021

Uma das primeiras lições que a gente faz questão de ensinar aos cachorros é sobre o local adequado que o peludinho deve fazer suas necessidades. E se você está querendo ensinar o seu cão a fazer xixi no quintal de casa, não pode perder as dicas deste post.

Não importa a idade, raça ou temperamento, todo cachorro é capaz de aprender a usar o banheiro que você recomendou para ele, desde que você tenha paciência e aposte num aprendizado baseado na repetição, recompensa e, claro, muito carinho.

Cachorro-xixi-jardim-Petlove

Defina o local

A não ser que você queira que o seu cachorro veja o quintal como um grande banheiro, no qual ele possa se aliviar onde bem entender, delimite o espaço que você queira que o pet procure toda vez que pintar a vontade de fazer o número um ou número dois.

tapete higiênico é uma solução simples e barata para deixar bem claro ao cachorro qual é o tamanho do banheiro que ele tem à disposição, e também para manter o quintal seco e com um cheiro agradável. Um educador sanitário também é bem-vindo para atrair o cão ao lugar certo na hora de se aliviar. 

Acertou, ganhou!

Muitos pais e mães de pets ficam frustrados porque estão com dificuldade em ensinar os seus peludinhos, mas se esquecem que em grande parte das vezes o problema está na falta de recompensa para o cachorro. 

Lembre-se que os comportamentos dos pets são motivados por agrados, que podem acontecer em forma de carinho, elogio ou um petisco delicioso, por exemplo. Portanto, mostre sempre ao seu cachorro que você ficou muito feliz por ele ter feito o xixi no lugar que você esperava e o recompense por isso.

Caso encontre um pouco de urina no lugar errado, não pense que impor um castigo ao peludinho irá inibi-lo de repetir o comportamento. Broncas com gritos e gestos ríspidos só farão o cachorro ficar com medo de você e abalar a confiança, mas não vão incentivar nem um pouco que ele acerte na próxima vez.

Repreender é um erro grande. Vários cachorros deixam de fazer as necessidades perto dos humanos por acharem que sempre levarão bronca e isso, com o tempo, pode resultar em problemas urinários, por exemplo.

FONTE: PETLOVE www.petlove.com.br

O banheiro é logo ali

Na fase inicial de aprendizagem é fundamental você estar por perto na hora em que o cachorro tiver vontade de fazer xixi, pois assim você consegue remanejá-lo a tempo e evitar que a urina seja despejada fora do banheiro.

Após as refeições, alguns goles de água ou quando o cão está farejando muito tempo o mesmo lugar, são ocasiões nas quais você deve ficar bem pertinho do animal e deixá-lo mais próximo do banheiro para facilitar aprendizado. Ao menor sinal de que o xixi está chegando ao seu curso final, não deixe o cachorro ir para outro lugar e faça uma “festa” quando ele terminar de se aliviar, assim ele fica motivado a repetir a dose, ou melhor, o xixi.

Entenda as peculiaridades

Problemas no trato urinário, cachorros recém-nascidos ou com idade avançada podem não conseguir controlar direitinho a bexiga e urinar antes mesmo de chegar ao destino correto. Por isso, utilize os encontros periódicos com o seu médico veterinário para saber se o seu cachorro tem alguma peculiaridade que o impeça de usar o banheiro corretamente e veja com o doutor maneiras de ajudar o bichinho.

No caso dos filhotes, por exemplo, um melhor domínio sobre o corpo só vem lá pelo quarto mês de vida, portanto, não espere a perfeição em curto prazo e entenda que os acidentes fazem parte da vida do peludinho

Casos em que o cachorro já usa o banheiro super bem, mas de uma hora para outra passou a “deixar surpresas” pela casa merecem uma consulta médico veterinária abreviada, pois pode ser um sinal de que o seu filho de quatro patas está com algum problema físico, emocional ou comportamental.

FONTE: PETLOVE www.petlove.com.br

Número de gatos adotados cresceu durante a quarentena.12 Melhores Raças de Cachorro para Apartamento