No decorrer destes anos tenho certeza que você e seu cãozinho se divertiram muito, talvez ele tenha até viajado com a família e as fotos dessa aventura estão expostas em quadros e porta-retratos, foram anos incríveis, não é mesmo?
Mas infelizmente com o passar do tempo a idade chegou e agora seu cachorro não é mais o mesmo, por isso os cuidados para manter a qualidade de vida dele devem ser redobrados.
Veja só algumas dicas que separei:
- Não pegue muito pesado com ele na hora de brincar;
- Se ele fizer alguma bagunça, reconsidere;
- Cuide da alimentação dele;
- Diminua o ritmo no passeio, não corra muito;
- Com a idade os reflexos não são mais os mesmos, mas mesmo assim faça brincadeiras com seu animalzinho;
- Proporcione um lugar calmo para ele descansar;
- Continue dando amor e carinho;
- Não medique seu animalzinho por conta própria, procure orientação de um profissional veterinário.
A média de idade para cães pequenos é entre os 9 e 13 anos, já a média para os cães de raça considerados de grande porte é entre os 8 e 9 anos e os vira-latas aos 15 anos.
Assim como nós precisamos praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável para nos dá energia, a mesma coisa acontece com os cães, eles precisam se exercitar e se divertir com caminhadas e passeios, precisam de boa alimentação e de um tempo de descanso e um lugar calmo. Aliás, quem não gosta disso?
Com a idade avançada ele poderá se esquecer de algumas coisas que aprendeu, por exemplo: quando era filhote seu pet aprendeu a dormir sempre no mesmo lugar e fazer suas necessidades na caixinha de areia, pode ser que ele se esqueça destes detalhes, por isso tenha paciência e tente ensiná-lo novamente com muito carinho.
É importante nunca deixá-lo sozinho por muito tempo, sempre dê amor e carinho para seu bichinho, ele precisa saber que o amamos mesmo estando velhinho e até com necessidades especiais.
Quando ficamos idosos não desejamos ficar sozinhos sem atenção, carinho e amor e o mesmo acontece com os cães quando fica muito sozinho pode sofrer depressão.
Então tome muito cuidado com seu pet idoso para que você possa ter mais tempo ao lado de seu melhor amigo.
Fonte: Blupet