Você sabia que profissionais da área da veterinária classificam os vira-latas como cães SRD(sem raça definida), um animal considerado vira-lata, não tem uma característica definida nem física e nem na personalidade, ele é uma mistura de várias raças e pode variar muito no tamanho e aparência.
Cães vira-latas têm a mesma origem que o cachorro de pedigree, eles têm um ancestral comum, o Lobo. O único detalhe que os diferenciam é por um possuir pedigree e o outro não.
Uma curiosidade e também característica dos cachorros “SRD” é que eles podem ter a saúde mais resistente do que os cães de raça, isso porque já passaram por uma seleção natural onde os filhotes mais fracos morrem ficando somente os mais fortes e resistentes.
Outra curiosidade é que o olfato do vira-lata é imbatível, por exemplo: enquanto nós sentimos somente o cheiro do feijão na panela eles conseguem distinguir o feijão, o alho, a folha de louro e o que mais tiver no tempero. Por isso, os cães de rua reviram sacos de lixo em busca de comida, eles são capazes de identificar através do olfato que tipo de alimento tem ali e assim garantir sua sobrevivência.
Porque não adotar um cachorro vira-lata?
Uma prática comum atualmente é a adoção de cachorro. E a maioria dos cachorros que vivem em abrigos são vira-latas retirados das ruas.
Os profissionais do abrigo costumam fazer um ótimo trabalho cuidando e acompanhando a adaptação do animal até ele ter uma nova família. Clique aqui para ver nosso post sobre adoção
Adotar é ótimo, dá uma chance ao cachorro e a pessoa que o adota também.
Existem pessoas que preferem um cãozinho ou gato vira-lata ao invés de um de raça, mas o importante mesmo é o amor que eles têm para dar. Pense no assunto, adotar um vira-lata também é muito bom, pois eles são fortes e adoráveis mesmo não tendo pedigree.
Fonte: Cachorro Gato