Independente de ser cachorro ou gato, a tosa deve ser uma prática presente no cotidiano do animal. O tosador ao realizar todos os procedimentos no cachorro ou gato vai poder olhar de perto e conferir se o animal, por exemplo, apresenta problemas de pele.
Dependendo da pelagem do animal nem sempre é possível verificar isso. No caso se ele tiver feridas, ou até mesmo a presença de pulgas ou carrapatos o tosador poderá realizar os procedimentos e relação a esses problemas.
Outro benefício é que com a tosa é possível reduzir a formação de nós e queda de pelos e consequentemente a prevenção de doenças de pele. Assim, durante a tosa o tosador vai realizar a remoção de pelos mortos. Isso consequentemente vai reduzir a chance de bactérias e fungos se instalarem no corpo do animal.
E você pode não achar, mas muitos animais gostam da sensação de limpeza e é assim que eles retornam do pet shop quando são tosados. Pois um dos procedimentos realizados é também é o corte de unhas, isso vai evitar unhas quebradas e encravadas.
Dentre os tipos de tosas a mais recomendada é a tosa higiênica. Essa é uma tosa que proporciona bem-estar e ainda pode evitar doenças. Para realizar essa tosa é removida a pelagem excessiva e concentrada de determinadas regiões do corpo do animal, incluindo áreas íntimas, barriga, sola das patas e orelhas. Esse tipo de tosa é feito com mais frequência no animal.
Fonte: blog Bergvet.